Ashes to Ashes: Conheça a História por trás da Capa!

A capa do primeiro CD da Burning Symphony foi algo pensando de forma bem descontraída, porém, de forma original. Inicialmente pensamos que apenas pessoas que tenham certa instrução na teoria musical e que também leve em consideração nosso estilo de musica, que embora seja feita com instrumentos eruditos (com exceção da bateria) é o bom e velho rock e heavy metal.

As chamas de fundo não impressionariam muito, mesmo porque o nome da banda é “Burning” Symphony, já dá a ideia de chamas. A grande sacada está nas duas únicas notas na pauta musical. O intervalo entre as notas é caracterizado com um Trítono.

Na linguagem musical, Trítono um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros que quando tocadas em acordes, caracteriza-se por 4ª aumentada ou 5ª diminuta. Na idade média (caracterizada pela influência da igreja Ocidental na sociedade) existiam alguns mitos e verdades envolvendo a música. Naquela época, houve uma grande discórdia entre músicos e a Igreja Ocidental (Igreja Católica) por causa de dois intervalos de “FÁ” e “SI”, mais conhecido como intervalos trítonos, que tocadas simultaneamente gera um certo desconforto sonoro, ou seja, uma dissonância que era considerada demoníaca por eles.

Por esse motivo a Igreja resolveu proibir esses dois intervalos em músicas, e o intervalo trítono passou a ser conhecido como “diabolus in musica” nome dado em latim que significa “O diabo na música”, O trítono causa sensação de movimento, motivo que o faz ser muito explorado em momentos de “tensão” da música. Esse fato só foi superado pela Igreja quando os compositores da época descobriram meios para justificarem sua utilização. O que seria de nós músicos hoje sem os intervalos trítonos.

Exemplos de trítono podem ser encontrados em quase todas as músicas, sendo que as mais carregadas de tensão (como a 5ª Sinfonia, 1º Movimento de Beethoven) obviamente possuem mais trítonos em sua construção harmônica. Atualmente, mesmo as músicas calmas apresentam empregos de trítonos em alguns momentos. O trítono é um elemento essencial do heavy metal, compondo a atmosfera musical que lhe é característica.

Deixemos claro que ninguém da banda faz adoração ao lado negro da força. Nossa proposta é mostrar que a música não tem rótulos, e nosso objetivo é mudar o estado de espírito das pessoas pra melhor fazer música.

*O CD está a venda em nossa loja virtual e foi gravado no Estúdio Dr. Áudio (Rio Claro/SP – (19) 3523.4354)